segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O ilógico da lógica periférica - Filosofia de segunda feira



O que é periférico é fora do núcleo, não é? Assim, o ilógico da lógica periférica nada mais é do que a opinião que não é minha, o que pensam sobre mim, o que pensam sobre outras coisas, mas que é diferente do que penso.
Se é diferente do que penso, então é periférico, ao menos ainda, pois a mudança de idéia é sempre possível enquanto há vida, enquanto há lucidez. Sobre outras pessoas, cada qual tem uma boa dose de julgamento, o que não será verdade necessariamente e isso é fenômeno comum: todo mundo faz sobre todo mundo. Mas, puxa vida, como é irritante quando percebemos a periferia da lógica sobre a vida da gente!
Deveras sinto-me incomodada e até injustiçada, mas em seguida tento conviver com isso, considerando que faço o mesmo. Ah, exercício ruim de se fazer.. mas faço! Respeitar a lógica periférica é dar o direito à alteridade, reconhecer que, pela diversidade de situações: idade, lugar, tempo, etc, etc, etc, cada pessoa tem a sua opinião e esta não pode ser vista como verdade absoluta.
Esta é a opinião desta que escreve, não tem a menor pretenção de ser verdade absoluta para quem lê e, possivelvente será uma ilógica lógica periférica... ou não, como diria Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário