quarta-feira, 9 de março de 2011

Culinária - Doce de chuchu

Tem coisa mais chata do que um festival de: Não gosto disso, não gosto daquilo? Ah, miséra! É chato demais! Meu marido (coisa mais linda e querida que tenho), me passou um "migué" (migué, aqui nas bandas significa: enganar, passar a perna). No início dizia que comia de tudo e não era chato para comida. Acreditei, pois seria só mais um atributo  entre os muitos que encontrei nele. Hmmmm, cuti, cuti! S2 ;)
Mas veja bem, nem tudo é como parece e ele me enganou! No dia a dia, não gosto disso, não gosto daquilo, leia-se: não como frutas, verduras, legumes, nem nada que não seja processado. Aaaai, que ódio! Puxa, um banho de água fria em minha natureza de cozinheira cientista ou até mesmo alquimista. Hmmmm, chic!
Pois bem, como costumo dizer em casa: Quem manda sou eu, tá!? Vivo inventando coisas que ele come, apesar de não comer isso, não comer aquilo. E, dentre os "issos e aquilos" está o adorável Chuchu! Amo chuchu! É um vegetal nobre e pau pra toda a obra! Combina com sal e açucar numa boa, alimenta e hidrata. É só saber uma receitinha ninja e ele dá conta do recado!
Segue aí a receita do doce:

8 chuchus grandes
1 e 1/2 kg de açucar
12 cravos
1 colher (sopa) de canela em pó
100gr de coco ralado em lascas
Ralar o chuchu e levar ao fogo com o açúcar. (O chuchu vai liberar bastante água, por isso use uma panela funda. Usei uma espagueteira de teflon e achei bom.)
Quando estiver um pouco marronzinho, acrescente o cravo e a canela. Deixe apurar até ficar bem marrom e com a calda um pouco grossa.
Desligue o fogo e acrescente o coco.
Se passar do ponto, vai açucarar (o meu açucarou era o meu primeiro doce), mas isso também não é o fim, pois fica bom igual, o destinatário comeu a metade açucarado.


Eu queria um doce para passar no pão, então acrescentei um pouco de água e voltei ao fogo e deixei mais fluído.
Ficou muito bom. O gosto do coco se sobressai junto com o do cravo.

Esta receita é minha, mas, caso alguém queira uma de fonte "segura", rsrsrsrs, segue uma receita da Ana Maria Braga:
http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Doces_Sobremesas/0,,REC4565-7778-81+DOCE+DE+CHUCHU,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário