quarta-feira, 9 de março de 2011

Mecânica - Andando de carro velho - Dicas


Lembrei agora de uma sábia poesia musicada por Ivete Sangalo:
"Cheiro de pneu queimado
Carburador furado
Coração dilacerado"
Carro velho pode ser a uma bênção ou maldição. Eu que o diga! Tenho um Uno CS 1986. Agora nos amamos, mas ele já me causou muuuuuuitos problemas e já pensei em vendê-lo por qualquer valor. Assim, os versos acima acontecendo na vida da gente, no dia a dia, dilaceram  o coração, com toda a certeza.
Tudo começou a mudar quando conheci melhor o meu sogro e pude ter acesso a um pouco do conhecimento que ele tem, coisa de admirar muito. Ele consegue fazer um carro de carga (com o qual trabalha) andar 350mil km e ainda ser vendido por um preço bem razoável.
Então, meu sogro muito querido e certinho, fez para mim uma lista de coisas que devo observar e/ou trocar, no meu jurássico carrinho. Feito isso, mil gestos de afeto para meu "Agente 86".

EXAMINAR:

Canos flexíveis do freio;
Freio de mão;
Pastilhas de freio;
Discos do freio;
Lonas do freio;
Tambores do freio;
Cilindro mestre do freio;
Flexíveis do freio;
Ponteiras de direção;
Amortecedores;
Pneus;
Carburador;
Cabos de velas;
Rolamentos;
Homocinéticas;
Radiador;
Mangueiras do Radiador;
Mangueira do combustível;
Limpador de pára-brisa;
Esguicho do limpador do pára-brisa;
Calços do motor e da caixa;
Alternador;
Sistema elétrico (lâmpadas etc...);
Coifas em geral;
Extintor de incêndio

TROCAR:

Filtro de ar;
Filtro de óleo;
Filtro de combustível;
Correia do alternador;
Correia do comando de válvulas;
Líquido de freios;
Óleo do motor;
Óleo da caixa; Água do radiador como:
Líquido de arrefecimento;
Válvula termostática do radiador;
Velas do motor.

Fazer a geometria.

Achei também mais informações que estão disponíveis em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário